CONHEÇA O MOVIMENTO
TINY ECOHOUSE MORADA VIVA
COMO SURGIU O MOVIMENTO TINY ECOHOUSE MORADA VIVA
Por Marcelo Bueno
Eu trabalho com projetos e construções de casas a mais de 30 anos e tenho visto uma constância nestes últimos anos de pessoas que desejam uma moradia mas não tem recursos suficientes para a casa dos sonhos, normalmente querem uma casa com um tamanho que seus recursos não conseguem financiar. Outra observação e que a casa ideal tem espaços amplos, dormitórios enormes, salas... muitos não lembram que casas grandes custam mais caro, dão mais despesas para manter e muitas vezes não precisam daquela casa espaçosa e sim de casas mais conectadas com o exterior, com a natureza.
Também um grande número de pessoas me procuram para ter sua casa ecológica.
Pensando nisto e com vontade de ajudar os que buscam ter sua moradia, comecei a pensar em casas e projetos mais baratos, mais rápido de se construir, utilizando o máximo de materiais ecológicos e de baixo impacto ambiental, que a casa fosse conectada ao local, que conseguisse gerar parte de sua energia, de sua água e que tratasse seus resíduos da mesma forma que a natureza faz com os seus, na natureza tudo se transforma.
Uma casa confortável, amigável com meio ambiente, rápida de se construir e de investimento baixo foi o que eu me propus a realizar e acabei vivendo a experiência de ter que fazer uma casa para mim na cidade. Eu estava com recursos para comprar um carro no valor de um carro popular e resolvi investir este dinheiro e construir uma casa do tamanho deste valor e acabei construindo uma Tiny House para mim de 40m2 com aproximadamente 50 mil reais . Não tinha recursos para comprar o terreno mas resolvi isto alongando um e colocando a minha Tiny House que pode ser desmontada se assim precisar, então ela de certa forma ela é móvel.
Com esta experiência de projetar, construir e viver em uma casa com o conceito minimalista, tive que escolher e selecionar as coisas que poderiam entrar na casa, este é um processo inevitável já que a casa tem espaços eficientes mas menores que o normal.
Este primeiro projeto me deu capacidade de ver como era muito bom viver em espaços reduzidos mas eficientes, e acabei vendo o quanto era mais em conta o custo de construção, nesta hora começou a surgir a Tiny EcoHouse Morada Viva.
TINY HOUSE ECOLÓGICA
OS MATERIAIS
As Tinys EcoHouses da Morada Viva utilizam madeira de reflorestamento, telhas de reciclagem de aparas de pasta de dente, conduites ecológico reciclados, fios encapados com plásticos feitos a base de cana de açúcar, energia solar, sistema de tratamento das águas usadas e sua reutilização para plantas ou opção de se usar água de chuva para a limpeza.
A CONSTRUÇÃO
Está e a parte que mais nos debruçamos para projetar uma casa para ser montada, que sua estrutura seja de parafusar e encaixar, paredes para serem parafusadas, encanamentos já embutidos, praticamente zero cimento, uma obra limpa e de mínimo impacto ambiental.
Criamos fora as plantas detalhadas, com listas de material, um vídeo explicativo do processo, passo a passo.
TINY ECOHOUSES DA MORADA VIVA
PROJETOS QUE CABEM NO SEU BOLSO
TINY ECOHOUSE 25M²
TINY ECOHOUSE 15M²
ideal para locação com pouco investimento
TINY ECOHOUSE 38M²
A Tiny EcoHouse da Morada Viva de 38m², é a mais ampla. Com dois dormitórios possui espaço para comportar uma família maior com mais conforto.